domingo, 17 de agosto de 2014

                      Descaso com Tamoios

É a única palavra que vem a minha a mente quando começo a escrever estas linhas. Desde  meados do ano passado, as reclamações com relação a iluminação das ruas e orla se estendem, quase que diariamente nas redes sociais. A escuridão, que algumas vias apresentam, chegam a parecer as cidades do começo do século passado, aonde as mesmas eram abastecidas a luz de lampião.
E por que, nos perguntamos  em uníssono, a falta de luz ?
Por onde anda os milhões  arrecadados compulsoriamente , e que deviam estar manutenindo as lâmpadas velhas e queimadas, e contribuindo com novas as extensões, da rede elétrica municipal?
O que mais chama a atenção é o montante arrecadado, no valor de mais de 10 milhões, em julho de 2014. como podem ver  abaixo:



Ora, para que serve a taxa de iluminação pública? O Olhar Digital foi procurar o que diz a lei ordinária da cidade e saber o que diz a mesma em relação a este item em especial:


Art. 4º A base de cálculo da Contribuição é o resultado do rateio do custo dos serviços de iluminação das vias e logradouros públicos pelos contribuintes, em função do número de unidades imobiliárias servidas pelo sistema de iluminação pública.

§ 1º O valor do rateio da Contribuição, apurado com base no custeio anual do serviço de iluminação das vias e logradouros públicos, observará a distinção entre contribuintes de natureza industrial, comercial, residencial, serviços públicos e poder público e será pago em 12 (doze) parcelas mensais, fixadas em ato do Poder Executivo.

§ 2º O custeio do serviço de iluminação pública compreende:

I - despesas com energia consumida pelos serviços de iluminação pública;

II - despesas com administração, operação, manutenção, eficientização e ampliação do sistema de iluminação pública.


Será que estão consumindo todo este valor milionário na conta de luz do município, que não sobra um vintém para a troca das lâmpadas?  E por que a rua dos Atacadões, chamada de  5ª avenida, está com iluminação igual a de estádio de futebol padrão fifa? 



E o restante de Tamoios largado na escuridão,o pior é que nem posso dizer que é só a área mais pobre e mais humilde! O descaso do governo municipal  se estende em toda a piramide social do distrito, da orla a rodovia Amaral Peixoto, da rua da torre até as lagoas, e por ai vai. A maioria das ruas se encontram assim:



É impossível conceber que essas reclamações diárias não cheguem aos ouvidos da subprefeitura e da Consercaf, que é a responsável pela solução do problema. Ou infelizmente, a internet e mídias sociais, são terminantemente proibidas nesses órgãos.  Pelo menos o que diz respeito as reclamações.



Termino dizendo que  a prefeitura municipal, parece não se comover com as famílias tamoienses, e que a escuridão não só incentiva a violência e criminalidade , como também a outros tipos de crimes , tais como estupro e venda de drogas. A cidade pede socorro !!!
Até quando ficaremos a mercê da boa vontade... Vale lembrar, que as taxas cobradas, são altíssimas , e que o governo eleito democraticamente pelo povo, pode ser destituído democraticamente nas próximas eleições, pois do jeito que a coisa anda, pode dar um apagão na hora de votar...

Por : Sandro Souza e Alessandra Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário