domingo, 17 de agosto de 2014


Vacinação contra hepatite


A partir da próxima terça-feira (19), a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promove o início da campanha de vacinação contra a Hepatite A. A imunização passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose da vacina até o fim do ano.
A campanha é organizada localmente pelas secretarias municipais de Saúde. Segundo a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas, não há restrições para recebimento da vacina. A imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A.
''A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados, por isso, a vacinação é importante'', disse.
Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O governo estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário